19 de mar de 2010

Corel Draw - Criando Estampa Floral para Tecidos

Saudações Galera!
Faz alguns dias que não posto nada em meu blog, então resolvi, atendendo a pedidos, postar um tutorial de Corel Draw X4 que achei no site "Tutoriais Clube", e gostei. O tutorial é simples, mas muito útil para quando desejamos enfeitar um pouco nossas cirações. Segue abaixo o tutorial em seu formato original.

Neste tutorial, mostrarei como fazer uma estampa floral que pode ser utilizada em toalhas, roupas e outros, quanto mais detalhes tiver sua criação, mais bonito ficará o resultado final de seu trabalho.


Vamos lá!

1° Primeiro faça um retângulo com as seguintes medidas: 150,0mm de largura por 110,0mm de altura. Então, clique com o lado direito do mouse e clique em converter em curvas. Agora com a ferramenta forma, dê dois cliques sobre o retângulo e o modifique, arredonde algumas partes, de maneira que fique com uma aparência de um pedaço de tecido, até ficar próximo com a figura abaixo.

Depois pinte de azul-pastel.



2° Agora utilize a ferramenta bezier e desenhe a parte que dará mais realidade ao tecido. Dê um tom de azul-pastel um pouco mais escuro.


3° Copie esta parte, e cole, aumente um pouco para baixo e para cima. Pinte de azul-pastel.



Veja que ficou com uma aparência de tecido um pouco dobrado e levemente com uma sombra nesta parte.
4° Agora vamos aprender a fazer uma flor. Faça um quadrado, então pegue a ferramenta distorção interativa(deixe no modo distorção empurrar e puxar), clique sobre o quadrado e puxe um pouco para o lado, até ficar assim.

5° Agora vá em preenchimento gradiente, deixe no tipo: radial e em predefinições: clique arco-íris01, agora mude as cores conforme queira(eu utilizei alguns tons de rosa e um pouco de bege). Depois faça um pequeno círculo e pinte de amarelo e coloque no centro da flor.




 
6° Agora duplique a imagem várias vezes colocando-as lado a lado. Depois selecione todas as flores e agrupe. Depois copie esta estampa e cole, ou seja, você ficará com duas estampas.




7° Agora pegue uma das estampas, vá na barra de ferramentas, efeitos, power clip e clique em recipiente. Logo aparecerá uma seta, então clique sobre o contorno do tecido.




 
8° Agora pegue a outra estampa e dê uma leve inclinada.





Então faça o mesmo processo, só que dessa vez clique sobre a parte mais elevada(parte pequena que foi desenhada) do tecido. Pronto aí está o seu tecido estampado!





Não deixe de usar a criatividade!
 

Fonte: Tutoriais Clube
Escrito por Danielle Hayashi, em 19/06/2006.

Um comentário: