20 de fev de 2010

Photoshop - Tutorial de Actions

Olá, saudações a todos!

Tenho recebido muitas perguntas sobre qual seria a forma mais fácil de se editar várias fotos ao mesmo tempo no photoshop para serem utilizadas em sites, apresentações e afins.

Por esse motivo decidi montar este tutorial sobre as “Actions” do Photoshop. Com as Actions esse trabalho fica muito mais fácil, ainda mais para uma grande quantidade de fotos, o que é algo comum, quando, por exemplo, temos as fotos de um evento para postar em algum site, onde, nesses casos, a quantidade pode facilmente passar de duzentas fotos.

Neste tutorial, vamos redimensionar, alterar o “Levels” criar uma borda e aplicar uma logo marca em uma série de fotos automaticamente, o que seria justamente o trabalho a ser realizado para as fotos de um site.
1º Passo: Vamos abrir uma imagem, ela servirá de base para definir as mudanças nas outras imagens, é nesta imagem que criaremos a nossa Action. Neste tutorial estarei utilizando 16 imagens, mas você poderá trabalhar com quantas imagens preferir.

Clique na Imagem para Ampliar

2º Passo: Agora, com a imagem aberta, vamos criar uma Action que funcionará como uma Matriz. Assim, estará gravando em um arquivo próprio do Photoshop, com extensão ".atn" todas as ações que fizermos na imagem.



3º Passo: Vá em Window > Actions para ativarmos a paleta de action.

Clique na Imagem para Ampliar

4º Passo: Para criar uma nova Action, clique no ícone mostrado abaixo:

Clique na Imagem para Ampliar

5º Passo: Aparecerá a janela para que você defina as propriedades da nova Action. Veja a imagem a seguir:

Clique na Imagem para Ampliar

6º Passo: Você deverá efetuar as configurações de sua Action, os parâmetros da janela acima são:

Name: Nome da Action;
Set: Grupo da Action (não precisa alterar);
Function Key: Tecla de Atalho (do F2 ao F12 utilizando Shifit ou CTRL);
Color: Cor do ícone da Action.

7º Passo: Após configurar, sua janela ficará parecida com a minha:

Clique na Imagem para Ampliar

8º Passo: A Janela Actions possui outros botões de opção, vamos ver agora como funciona cada um deles:

Clique na Imagem para Ampliar

Stop playing/recording: Para a execução/gravação da Action;

Begin Recording: Inicia a gravação de uma nova Action;
Play Selection: Inicia a reprodução de Actions Gravadas;
Create New Set: Cria uma nova pasta (Grupo) para salvar as Actions;
Create New Action: Cria uma nova Action;
Delete: Apaga a Action ou pasta selecionada.

9º Passo: Após clicar no botão Record (imagem do 7º Passo), a janela Actions ficará como a imagem a seguir, informando que tudo o que for feito a partir de agora estará sendo gravado.

Clique na Imagem para Ampliar

10º Passo: Vamos começar alterando as dimensões da imagem, pois a nossa está grande demais para um site (esta imagem é um wallpaper com 1280x1024 pixels), vamos alterá-la para 640x480 pixels. Comece clicando em Image > Image Size.

Clique na Imagem para Ampliar

11º Passo: Na janela que surgir, altere o Width (Largura) da imagem para 640, note que o Height vai alterar também, isso vai manter a proporção da imagem, impedindo que ela distorça.

Clique na imagem para Ampliar

12º Passo: Após alterar o valor, clique em Ok, a imagem será redimensionada. Agora vamos aplicar um ajuste simples de Levels (Níveis).

Clique na Imagem para Ampliar

13º Passo: Na janela Levels, clique no botão Auto e depois em Ok, isto fará um ajuste rápido e automático na imagem, baseando nas cores que a mesma possui.

Clique na Imagem para Ampliar

14º Passo: Agora vamos criar a borda, essa é fácil, vamos fazer uma seleção conforme mostra a imagem a seguir, selecionar a parte interna da imagem, deixando um espaço nos quatro cantos da mesma:

Clique na Imagem para Ampliar

15º Passo: Agora vamos inverter a seleção. O Photoshop vai selecionar apenas a parte não selecionada, ou seja, a seleção vai inverter para o espaço que deixamos sem selecionar. Para Inverter a Seleção, vá no menu Select > Inverse, a seleção será invertida, conforme mostra a imagem a seguir:

Clique na Imagem para Ampliar

16º Passo: Agora vamos "deletar" a parte que ficou selecionada, com isto, teremos automaticamente uma borda branca em nossa imagem. Pressione "Delete" ou "Del" em seu teclado, sua imagem deverá ficar conforme a imagem a seguir:

Clique na Imagem para Ampliar

17º Passo: Agora vamos retirar a seleção para podermos ir para o último passo, a inserção da Logo na imagem, para isso vá em Select > Deselect, ou pressione CTRL + D no teclado, nossa imagem estará conforme a imagem a seguir:

Clique na Imagem para Ampliar

18º Passo: Agora vamos trabalhar com nossa Logo, aqui neste tutorial, vou inserir uma logo simples, apenas com texto e efeitos simples, mas você poderá facilmente aplicar uma imagem com fundo transparente (png por exemplo) como logomarca, não mostrarei isso aqui, pois isso deixaria o tutorial gigantesco e fugiria do propósito, que é mostrar o funcionamento das Actions. Utilize a ferramenta de Textos, e digite um nome qualquer e escolha uma fonte bonita, após isso, posicione-a conforme a imagem abaixo:

Clique na Imagem para Ampliar

19º Passo: Agora vamos deixar o texto com 20% de transparência, para isso, no painel "Layers", reduza o "Opacity" para 20%, conforme mostra a imagem abaixo:

Clique na Imagem para Ampliar

20º Passo: Agora está tudo ok, nossa imagem já está com dimensões mais adequadas para um site, já possui a moldura e a logo, agora vamos "Exportar" nossa imagem para a pasta de destino, que será uma outra pasta, para onde irão todas as imagens já editadas. Vá em File > Save As... Agora escolha a pasta onde quer salvar o arquivo e escolha o formato JPG, conforme mostra a imagem abaixo:

Clique na Imagem para Ampliar

20º Passo: Agora vamos "Parar" a gravação da "Action", clicando no botão Stop Playing/Recording no painel "Actions", conforme mostra a imagem abaixo:

Clique na Imagem para Ampliar

21º Passo: Agora observe o painel da "Action", ele mostra todas as ações que efetuamos ao editar nossa imagem.

Clique na Imagem para Ampliar

22º Passo: Agora com a "Action" gravada, você poderá fechar a imagem sem salvá-la. Caso contrário, ela irá perder suas configurações novas. Agora entre no menu: File > Automate > Batch, como na figura abaixo:

Clique na Imagem para Ampliar

23º Passo: Será exibida a janela "Batch", agora vamos configurar nossa Action, a Pasta de Origem e a Pasta de Destino das imagens a serem editadas pela Ação.

Clique na Imagem para Ampliar

As confirgurações deste painel são:

Grupo Play


SET: Grupo da Action

ACTION: Action a ser usada, procure o nome da que criamos

Grupo Source

Source: Significa a localização das imagens. Escolha "Folder" (pasta). Em Choose, selecione a pasta onde estão as imagens a serem editadas;

Override Action "Open" Commands: Somente selecione caso sua action estiver o comando de abrir imagens, o que não é nosso caso;

Include All Subfolders: Incluir subpastas;

Suppress Color Profile Warnings: Suprir os avisos do perfil da cor da imagem.

Grupo Destination

Destination: Vá em folder para salvar as imagens em uma pasta;

Choose: Selecione a pasta a ser salva as imagens;

Override Action "Save As" Commands: Selecione caso sua action contenha a ação de salvar arquivo;

Grupo File Naming
Nessa opção você define se suas imagens ficaram com nomes diferentes. Em nosso exemplo adicionei para que apareça o nome do arquivo, mais um dígito e mais a extensão do arquivo. Mas preste atenção para não alterar por acidente, pois não saberá em que formato será salvo.

Grupo Errors
Nessa opção você poderá parar a Action caso aconteça algum erro ou gravar um arquivo de .LOG.

As configurações que precisaremos, são as que estão na imagem abaixo:

Clique na Imagem para Ampliar

24º Passo: Agora para finalizar, veja como deve ficar a configuração da última etapa da janela acima:

Clique na Imagem para Ampliar

25º Passo: Feito isso, clique em Ok. as imagens começarão a ser editadas uma a uma, aguarde o término do processo e verifique sua "Pasta de Destino", todas as imagens editadas estarão lá, com o mesmo tamanho, com a borda e com a logomarca que criamos.

Os processo parece difícil, mas depois de praticar um pouco você verá que é muit fácil trabalhar com as actions do photoshop, e que as mesmas podem nos economizar muito tempo no processo de edição de uma grande quantidade de fotos.

Espero que este tutorial possa ser útil a todos, agradeço a visita e peço que comentem este tutorial
Abraço a todos, continuem nos visitando e acompanhando nossos próximos tutoriais.

Atenciosamente
Peterson Santos

Segue abaixo algumas das imagens que foram editadas pela Action criada neste tutorial, para ver as imagens no tamanho real, clique nelas segurando o CTRL.









Um comentário:

  1. Parabéns o tutorial ficou muito bem elaborado e facil de entender.

    ResponderExcluir