13 de ago. de 2010

Ação pode fechar o Orkut no Brasil (nossa como eu fiquei triste huahuahua)

Não é de hoje o atrito entre o Orkut e a justiça brasileira. Mas, dessa vez, a rede social mais utilizada no Brasil pode estar com os dias contatos e ter apenas mais 120 dias de vida no país.




A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública contra o Google argumentando que o Orkut “teria se tornado palco de condutas ilícitas e criminosas”, como pedofilia, falsificação de identidades (as famosas contas “fakes”), apologia ao crime, discriminação, dentre outros.

De acordo com a ação, mesmo a Google não podendo ser responsabilizada pelos crimes cometidos pelos usuários do site de relacionamento, o serviço é falho por não possuir qualquer mecanismo eficiente para controlar e prevenir que crimes sejam cometidos, como registro de IPs e acesso de usuários a comunidades, sistema de identificação de perfis e comunidades dedicadas à pedofilia e outros crimes. Até mesmo brigas entre torcidas rivais deverão ser identificadas e comunicadas imediatamente ao Estado.

A Google, que diz ainda não ter sido notificada e por conta disso não comentou o caso, tem 120 dias, ou cerca de 4 meses, para realizar as mudanças solicitadas. Em caso de descumprimento, a Procuradoria requer que o fechamento do Orkut e que uma multa diária de R$ 100 mil seja aplicada.

Quem certamente deve estar comemorando a notícia é Mark Zuckerberg, fundado e CEO do Facebook, que acaba de completar 500 milhões de usuários cadastrados. Além de mim é claro, que estou rachando de rir até agora, o Orkut está levando o que sempre mereceu, em todo esse tempo o Google, proprietária do orkut não moveu uma palha sequer para resolver as questões de segurança citadas acima, mesmo depois de tantos e tantos crimes que foram cometidos com o auxílio da rede social.

Fonte: Guia do PC

2 comentários: