17 de ago. de 2010

Ubuntu 10.10 terá recurso multitouch


A Canonical anunciou que irá trazer movimentação por gestos para a plataforma, além de ferramentas que facilitam o desenvolvimento de aplicativos que utilizam a novidade.

O Ubuntu 10.10 vai ganhar um recurso multitouch. O anúncio foi feito esta semana pela Canonical, responsável pelo sistema operacional.

Chamado de uTouch 1.0, o recurso será um reconhecedor de gestos múltiplos na tela, trabalhando também com uma API para gestos. O grande desafio do multitouch em uma plataforma open source é o fato de que muitas organizações independentes e programadores estão envolvidos. Para isso, ferramentas de apoio ao reconhecimento foram criadas, facilitando a vida dos desenvolvedores, que poderão criar aplicativos baseados em movimentação por gestos.

O início do desenvolvimento do multitouch foi no Ubuntu 10.04, quando um hardware começou a ser criado para dar suporte ao touch em laptops e tablets da Dell, HP e também da Lenovo. Em seguida, passou-se a fazer uso deste recurso para criar suporte para movimentação por gestos.

Mais uma grande inovação para um grande Sistema Operacional Open Source. O Ubuntu, que não agradou a todos em suas primeiras versões, vem sendo inovado e melhorado, ganhando assim, um número cada vez maior de adeptos. Agora com os recursos de Touch Screen com Gestures, com certeza vai aumentar ainda mais seu número de usuários, ainda mais se levarmos em conta que o Ubuntu pode ser baixado gratuitamente através do site da canonical e do Ubuntu.

Se você também gosta do Ubuntu, ou está curioso com este sistema operacional fascinante, vá até o site clicando no link abaixo e faça o download da sua cópia, que além de todas as grandes vantagens, ainda vem com suporte ao idioma Português do Brasil em forma nativa (integrada na própria instalação do sistema).


Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário