13 de ago. de 2010

Novo Firefox 4.0 Beta 3 Está disponível. Nós testamos



A Mozilla Foundation, criadora de vários aplicativos gratuitos e uma das entidades mais respeitadas e renomadas na área de Open Source, GPL e Código Livre, lançou a versão mais nova do Firefox, seu mais famoso produto, e que é tido como um dos melhores navegadores web do mercado.
O Firefox, que foi lançado em sua versão 4.0, ainda está em testes, em sua fase Beta 3, mas mesmo assim já surpreende e encanta a todos os entisastas amantes do navegador.

Nós também o testamos e abaixo você confere algumas das novidades encontradas nesta nova versão.


1º Velocidade
Que o Firefox é um dos navegadores mais rápidos do mercado, isso todos nós já sabíamos, mas agora a Mozilla se superou e conseguiu deixar seu navegador ainda mais rápido no carregamento de páginas e de vídeos de sites como Vímeo e Youtube.

2º Estabilidade
Em todos os nossos testes o Firefox se manteve em pleno funcionamento e rodando a todo vapor, como somos programadores, criamos alguns códigos errados, que se fosses testados em outros navegadores, causariam instabilidade e travamento dos mesmo quase que instantaneamente, mas no Firefox isso não aconteceu, muito pelo contrário, ele conseguiu executar todos os milhares de cálculos malucos que nossos códigos geraram. Mais um ponto para o Firefox 4 Beta 3.

3º Interface
Muita gente não adotava o uso do Firefox por conta de sua aparência visual, que se compara um pouco à do Internet Explorer da Microsoft, ou seja, padrão de cores e temas antigos, com poucas modificações no decorrer do tempo, até a versão 3, onde foi implantado uma espécia de sistema de Skins. No Firefox 4 Beta 3 houve uma mudança radical na interface do navegador, que agora está uma mistura de Google Chrome e Ópera (o segundo é um produto da Apple).
Suas abas agora podem ser descoladas da janela em que estão e se transformarem em novas janelas, simplesmente arrastando a qualquer uma das abas para fora da barra de abas do navegador.
O processo inverso também pode ser realizado, é possível arrastar uma janela com uma página qualquer para dentro da barra de abas de outra janela, que, quando a soltarmos, a mesma se tornará uma das abas da segunda janela.
Foi acrescentado também um menu chamado Firefox, que contém diversas opções do navegador, das guias e opções referentes à favoritos, histórico e coisas do tipo.
Acrescentaram também um botão de Favoritos do lado direito da barra de endereços, representado por uma estrela.
Ao lado do botão Favoritos, existe um outro botão, o Feedback, por onde o usuário pode enviar suas opiniões e responder pesquisas da Mozilla sobre o Firefox, mas creio que  esta opção não existirá na versão Final do Produto, apenas nas versões Beta, mas vamos esperar para ver.
Outra novidade é a presença de um novo botão do lado direito da janela, logo abaixo do botão fechar, este botão exibe uma lista com todas as abas abertas, função muito útil quando temos muitas abas abertas e não conseguimos ver os nomes das páginas acessadas.

4º Personalização
Outro Recurso que testamos e aprovamos, é a possibilidade de se personalizar os a posição de todos os botões e das guias do Firefox, é possível definir a posição das guias abaixo da barra de endereços, como nas versões anteriores, e ainda é possível colocar novos botões como o de Downloads, que abre a janela de Downloads do Firefox e um botão que informa a atividade de carregamento da página, o que também é bastante útil.

5º Desenvolvimento
Agora, com o Firefox, além de poder exibir o código fonte das páginas, coisa que já era possível faz alguns anos, existe também a opção de Inspecionar a página, onde, para cada parte do site em que você aponta o mouse, ele cria uma marcação em tom de azul translúcido, e em dois painéis auxiliares, um vertical e outro horizontal, ele vai exibindo trechos do código fonte do site, ele exibe o Html, Javascript até o CSS da página.

6º CSS 3
O Mozilla conta também com suporte total ao CSS 3, a mais nova versão da linguagem de criação de Folhas de Estilos, responsável atualmente pela criação da estrutura de 99,9% das páginas da internet no mundo todo.

7º HTML 5
Isso mesmo, o Firefox tem suporte nativo e total ao HTML 5, mais nova versão da principal linguagem de criação de TODOS os sites da internet, esse suporte já é oferecido também nas novas versões dos navegadores: Ópera, Google Chrome e VAI ESTAR presente também no Internet Explorer 9.

Bom, para as pessoas que não aguentam a asiedade, aí vai uma screen do novo Firefox. E Para quem quiser testá-lo, segue abaixo o link para download do navegador direto do site da Mozilla.


Confira na Screen o novo visual do Firefox, clique na imagem para ampliá-la.


Fonte: Redação

2 comentários:

  1. Eu piro no Firefox, fiquei curioso para conhecer as novidades e para ver o novo visual.
    Muito legal a notícia, eu já vo baxa kkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Seu Blog tá de Parabéns, nota 10.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Firefox é Firefox, não tem pra ninguém!!
    Muito bom o novo layout do blog... Parabéns!!

    ResponderExcluir