10 de mai. de 2012

Wolfenstein 3D faz 20 anos e ganha versão web gratuita


Em 1992 três desenvolvedores, John Carmack, John Romero e Tom Hall, sob o nome ID Software, lançaram Wolfenstein 3D, game considerado responsável pela popularização do gênero de tiro em primeira pessoa. Em comemoração ao aniversário de 20 anos de lançamento, o game ganha uma versão gratuita para a web em HTML5.

Wolfenstein foi na época alvo de diversas críticas, desde a violência nos games a apologia ao nazismo. Embora os inimigos no jogo sejam soldados nazistas e haja suásticas e outras referências, inclusive na trilha sonora, que usa o hino do partido nazista, o game sofreu edições em algumas versões, como a de SNES, e foi banida sua comercialização na Alemanha. O game também é considerando o pai de todos os jogos de tiro por ter sua engine usada depois na criação de Doom e Quake.



E depois de 20 anos, o que os criadores de Wolfenstein aprontaram? John Carmack continua como diretor técnico na ID Software onde trabalhou em diversos outros jogos do gênero. Hoje trabalha principalmente na produção de Doom 4, sem data prevista de lançamento. John Romero saiu em 1996 da ID e fundou com Tom Hall a Ion Storm, outra empresa no ramo responsável por games como Daikatana e a série Deus Ex. Posteriormente cada um seguiu um caminho diferente e tem trabalhado em projetos menores na indústria de jogos.
Para jogar basta acessar o hotsite comemorativo do game. O jogo está em HTML5, linguagem já suportada nas versões mais recentes dos principais browsers. Também está disponível a versão completa do game para iOS na App Store, que custa US$ 1,99.


Com informações: Edge Online. Technoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário